Segundo dados do IBGE a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 75,8 anos. Porém, a maioria que chega nessa idade não chega como desejado, normalmente chega com muitos problemas de saúde.

Isso se dá aos maus hábitos adquiridos ao longo dos anos. O ideal para ter qualidade de vida na terceira idade, é começar desde cedo a adquirir bons hábitos.

Porém, sabemos que isso nem sempre acontece, só queremos conquistar algo, quando já perdemos. Mas, para te ajudar a ter uma qualidade de vida na terceira idade, vamos algumas dicas importantes.

Como ter qualidade de vida na terceira idade?

Se você já está na terceira idade e descobriu que não tem uma vida como a que gostaria, você pode reverter essa situação e recuperar o tempo perdido. Como?

Veja a seguir alguns hábitos que podem ser adquiridos para conseguir atingir a qualidade de vida na terceira idade.

1 – Tenha amigos e uma vida social ativa

Os idosos costumam se isolar e deixam de ter associação saudável com os seus amigos. Isso muitas vezes acontece, porque os próprios amigos também já estão na terceira idade, e não gostam de sair de casa.

Outro fator que leva o idoso ao isolamento é a aposentadoria, os filhos que já não moram na mesma casa, entre outros fatores.

Mas, qual é o resultado disso? Depressão. A depressão infelizmente está presente na vida da maioria dos idosos. E com ela vem o isolamento e a falta de vontade de viver.

Nesses casos, é muito importante o idoso ter em mente que precisa de uma vida social ativa com os amigos. E hoje existe uma infinidade de atividades que podem levar o idoso a ter qualidade de vida na terceira idade.

Veja alguma dessas atividades, que podem ser realizadas em grupo, com os amigos:

  • Aulas de dança;
  • Bailes para terceira idade e outros eventos similares;
  • Viagens em grupos especiais para a terceira idade;
  • Cursos de idiomas, culinária, entre outros;
  • Grupos das redes sociais da terceira idade;
  • Esportes para a terceira idade;
  • Entre outras atividades.

O interessante é que algumas dessas atividades estão bem próximas do idoso, no próprio bairro ou na própria cidade.

É importante também, o idoso passar mais tempo com a família, netos e outros parentes. A família tem um papel importante na qualidade de vida na terceira idade.

2 – Mantenha-se ativo com atividades físicas

Quem quer ter qualidade de vida na terceira idade, deve começar cedo a fazer exercícios que mantem o corpo e a mente ativos.

Mas, não tem problema nenhum em começar os exercícios já na terceira idade. Quais os benefícios de uma rotina diária de atividades físicas? A prevenção de obesidade, doenças respiratórias, osteoporose, doenças do coração, entre outras.

Quais são os exercícios recomendados na terceira idade?

  • Caminhada;
  • Pilates;
  • Dança;
  • Hidroginástica.

Além de ajudar o corpo e a mente, essas atividades vão servir de estimulo para o próximo passo, a boa alimentação.

3 – Tenha uma boa alimentação

Para alcançar a qualidade de vida na terceira idade, além de uma vida ativa é muito importante manter uma alimentação adequada. Sabemos que os idosos precisam de uma alimentação balanceada e diferente da alimentação dos jovens.

Por isso, o cuidado com a alimentação deve ser constante. O ideal é o idoso:

  • Fazer o consumo de legumes, verdura, carnes magras e frutas;
  • Não consumir sal e açúcar em excesso;
  • Beber muita água;
  • Fazer diariamente três refeições e até 2 lanches;
  • Colocar na dieta alimentos com zinco, fibras, vitaminas D e alimentos com proteínas;
  • Evite bebidas alcóolicas;
  • E evite também o fumo.

A alimentação pode fazer toda a diferença na qualidade de vida na terceira idade, pense nisso e cuide-se!

4 – Não fique acomodado

Muitos idosos acabam desistindo de atividades que antes dava prazer a sua vida e que ele fazia constantemente. Isso acontece, pelo seguinte pensamento: “Já estou velho, para que fazer isso? “.

Isso diminui drasticamente a qualidade de vida dos idosos e por isso eles acabam perdendo a alegria na vida.

Para que isso não aconteça, é fundamental o idoso continuar fazendo atividades rotineiras, que precisam ser feitas. Por exemplo, se tem um hobby, continue com ele.

Continue independente de parentes e familiares. Continue com compromissos indispensáveis e outras tarefas práticas.

Saber que ainda continua na ativa, ajuda a qualidade de vida na terceira idade.

5 – Mantenha a mente ativa

Assim como o corpo precisa ficar em constante atividade, a mente também precisa ser estimulada. Por isso, é importante o idoso incluir na sua rotina exercícios para a mente.

Exercícios como jogos de memória, xadrez, baralho, entre outros. A leitura também é fundamental para que a mente continue ativa e jovem.

Muitos problemas como Alzheimer, derrame e AVC, podem ser evitados se a mente permanecer ativa.

Não esqueça da sua mente para ter qualidade de vida na terceira idade.

6 – Mantenha a vida leve

Sabemos que com o passar dos anos é inevitável que a terceira idade chegue e que o peso da vida chegue junto com ela. O idoso não tem a mesma agilidade, a mesma força e vigor de um jovem.

Porém, é possível sim ter qualidade de vida na terceira idade, e aproveitar a vida da melhor forma possível.

E para isso, leve a vida de uma maneira leve. Elimine situações estressantes e tensas, organizando a vida. Fuja de problemas de familiares e outras pessoas ao seu redor.

Evite fazer o que não gosta, e procure apenas aquilo que te dê mais alegria e prazer.

Nesse momento da vida você já cuidou de tudo e de todos. Agora é hora de cuidar de você e da sua saúde. Esqueça os problemas e aproveite os momentos de alegria ao lado dos amigos e de pessoas que te amam.

Descubra o que te faz feliz e faça. Não deixe para depois, o agora é importante para a qualidade de vida na terceira idade.

Utilize essas dicas importantes para viver o melhor que a idade traz, sem reclamações e sem arrependimentos. Viva e seja feliz!