Por que fazer a prevenção em idosos? Muitos procuram atendimento médico, quando já estão com alguma doença. Não pensam na prevenção, principalmente na prevenção em idosos.

Hoje no Brasil já temos mais de 28 milhões de idoso, isso já é mais de 13,5% da população do país. E cada dia que passa esse número aumenta. Por esse motivo, campanhas de prevenções estão sendo feitas em muitos estados brasileiros.

Mas, porque essa prevenção é importante e quais os benefícios que ela traz? Vamos analisar o assunto a seguir, e descobrir como fazer a prevenção em idosos.

Diferentes tipos de prevenções

Você sabia que existem diferentes tipos de prevenções a saúde? A prevenção é importante, pois evita muitos problemas sérios a saúde. Uma prevenção pode identificar doenças mais graves em estado inicial, e assim o alcance da cura se torna mais fácil.

Saber como cada uma delas funciona ajuda a prevenção em idosos.

Veja com detalhes como cada prevenção funciona:

Prevenção Primária

A prevenção primária é aquela que todos nós fazemos ao longo da vida como: ter uma boa alimentação e a rotina de atividades físicas.

Essa prevenção tem como principal objetivo remover por completo fatores de risco e causa de doenças.

Prevenção Secundária

Essa prevenção é aquela que fazemos quando sentimos os primeiros sintomas da doença. São aqueles exames que fazemos para detectar o estágio da doença, e normalmente isso acontece no início dela.

Com essa prevenção é possível fazer um tratamento mais eficaz e certeiro.

Prevenção Terciária

Essa prevenção é feita após um infarto, um acidente vascular, entre outras doenças. Essa prevenção serve para reduzir maiores danos causados na parte motora e também física da pessoa, causados por essas doenças.

Os idosos se encaixam perfeitamente nesse tipo e prevenção, pois muitos já desenvolveram ao longo da vida doenças crônicas, que precisam de cuidados.

Veja algumas doenças que cabe a prevenção em idosos.

  • Diabetes: o idoso diabético precisa controlar a hipertensão e a dislipidemia;
  • Artrite: Metade das pessoas com mais de 65 anos. Sofre de artrite reumatoide. Essa doença aumenta o risco de uma osteoporose, quedas, úlceras de pressão, entre outros problemas.
  • Osteoporose: Antes de uma fratura, com a prevenção em idosos, é possível com exames específicos medis a densidade óssea, e evitar maiores danos;
  • Insuficiência cardíaca: A taxa de mortalidade de idosos com insuficiência cardíaca é maior do que o câncer. Um bom tratamento preventivo diminui o declínio funcional, a disfunção sistólica e diminui também de mortalidade;
  • Doenças vasculares: As doenças que obtiveram mais sucesso na prevenção em idosos, são as doenças vasculares. Com um controle rigoroso sobre os fatores que aumentam as chances de contrair a doença, o sucesso é real. Por exemplo, evitar o fumo, a obesidade, a hipertensão, já é um grande passo para evitar essas doenças;
  • Doenças pulmonares: Elas também podem ser controladas ou evitadas com a prevenção em idosos. Repouso, uso dos inaladores certo, podem garantir uma excelente vida.

Mesmo com uma ou outra doença citada acima, o idoso bem cuidado pode ter uma qualidade de vida acima do esperado.

Esse é um dos motivos dessa prevenção ser tão importante.

CONHEÇA O PROGRAMA: SAÚDE DO IDOSO →

Por que é importante fazer a prevenção em idosos?

Quando uma pessoa atinge a terceira idade, ela já vem com alguns problemas emocionais ou físicos, resultados da sua vida anterior.

Então, por isso fazer a prevenção em idosos, é importante para que qualquer problema de saúde já existente, não piore. Com a prevenção é possível sim, que o idoso tenha uma excelente vida, e com seus problemas controlados.

Veja algumas dicas de prevenção em idosos contra quedas.

Prevenção em idosos contra quedas

Uma das coisas que mais atinge os idosos e que causa outros problemas mais graves, é a queda. 30% dos idosos com mais de 65 anos, caem uma vez por dia. E essa porcentagem só aumenta com o passar dos anos.

E as consequências dessas quedas são muitas, por exemplo: rompimento de ossos, fraturas no fêmur, entre outras. E a maioria desses idosos que fraturam o fêmur ou outro osso, dificilmente conseguem recuperar 100% as suas funções.

Por isso, a prevenção em idosos é tão importante. Mas, como fazer essa prevenção e evitar quedas?

Causas das quedas em idosos

É importante saber quais são as principais quedas que nossos idosos sofrem, para saber como fazer a prevenção em idosos.

A principal causa são fatores de envelhecimento, como por exemplo, alterações no equilíbrio, falta de visão, e fraquezas nos músculos.

Mas, existem outras causas importantes:

  • Sequelas de AVC – Acidente Vascular Cerebral;
  • Cataratas;
  • Doenças como: Esclerose Múltipla, Hidrocefalia, Neuropatia Diabética, Artrose, Parkinson, entre outras doenças;
  • Uso de medicamentos ansiolíticos, hipnóticos e sedativos;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Entre outros.

Sabendo os fatores que causam as quedas, fica bem mais fácil fazer a prevenção em idosos.

Veja algumas dicas de como prevenir quedas.

Dicas de prevenção em idosos contra quedas

Veja a seguir como fazer para que o idoso não tenha quedas facilmente:

  • Calçados: Utilize calçados com sola antiderrapante. Não ande apenas de meias. Não utilize chinelos gastos;
  • Sistema de segurança: É importante fazer a instalação de corrimãos, suportes de segurança e outros acessórios em banheiro, escadas, corredores e quartos;
  • Evite consumir bebidas alcoólicas;
  • Obstáculos: Tire da casa do idoso, todos os obstáculos que podem leva-lo a sofrer quedas, como: tapetes, fios, mesas de centros, entre outros objetos;
  • Iluminação: Não deixe a casa escura. Instale luzes em corredores, halls de entrada e em todo o caminho até o banheiro, principalmente;
  • Armários: O armário deve possui portas leves, fáceis de serem abertas, e com maçanetas grandes. Deixe as roupas em lugar de fácil acesso, assim o idoso não precisará subir em algo para pegar aquele caso escondido;
  • Medicamentos: Não deixe de tomar todos os medicamentos no horário correto. Se caso um medicamento estiver causando tonturas, informe imediatamente o médico.

Nosso idosos podem ter uma vida boa, se fizerem a prevenção em idosos. Normalmente essa prevenção é feita facilmente.

Procure um médico e saiba mais, sobre como fazer a prevenção em idosos.