Muitos idosos precisam de cuidados especiais nessa fase tão especial da vida. Saber lidar com os cuidados com a saúde do idoso é muito importante para toda a família.

Porém, muitos não sabem como lidar com a segurança, saúde e bem-estar físico do idoso e acabam dificultando ainda mais a vida deles e também de toda a família.

Se esse é o seu caso, calma! Preparamos dicas importante sobre cuidados com a saúde do idoso. Veja a seguir:

Como cuidar da saúde do idoso?

Muitas famílias decidem colocar os idosos em clinicas especializadas, para que eles tenham o melhor atendimento possível, já que ninguém na família tem experiência com idosos. Isso deve ser discute com toda a família.

Mas, se você prefere mantê-lo em casa, junto com a família, saiba que é possível aprender a lidar com os cuidados com a saúde do idoso. Pequenos gestos e cuidados pode fazer uma grande diferença na vida deles.

Veja algumas dicas de como fazer isso:

1 – Cuide da Alimentação do Idoso

Um dos fatores mais importantes nos cuidados com a saúde do idoso, está relacionado com a alimentação. Como eles normalmente tem a saúde mais fragilizada, a alimentação deles deve ser especial.

Dê ao idoso uma alimentação balanceada, para que ele consiga combater a falta de nutrientes no corpo.

Por exemplo: nas refeições inclua verdura, frutas, legumes e sucos. Fala uso de fibras, grãos e muita água.

Um bom nutricionista poderá te ajudar a montar um cardápio ideal. O nutricionista vai verificar se o idoso é diabético, tem colesterol, entre outros fatores importantes.

Esqueça os alimentos gordurosos e as frituras.

2 – Higiene Pessoal

Os cuidados com a saúde do idoso incluem a sua higiene pessoal. Muitos idosos perder a vontade de cuidar da própria higiene pessoal, e passam a depender da supervisão de outras pessoas.

Por isso, fique atento ao banho do idoso, a como ele escova os dentes, como cuida da higiene quando utiliza o banheiro, entre outras coisas.

Não esqueça de colocar no banheiro todos os itens de segurança necessários como barras de apoio no vaso e chuveiro. Também fixe corretamente a pia e o vaso sanitário, para evitar quedas.

Também faça a hidratação da pele do idoso constantemente. A pele do idoso é bem mais sensível do que o comum, por isso precisa de hidratação constante.

Mantenha as roupas dele sempre limpas e bem passadas. Os sapatos novos e conservados, e deixe ele escolher o que usar. Isso fará muito bem a sua alto-estima.

3 – Prevenção de acidentes

Um dos principais cuidados com a saúde do idoso que os familiares podem ter, é cuidar para que eles não sofram acidentes desnecessários. Algumas ações podem ser tomadas para evitar acidentes como:

  • Manter a casa livre de obstáculos como tapetes, mesas de centro, pequenos objetos espalhados, entre outros;
  • Não deixe o chão molhado;
  • Mantenha o piso em bom estado, e troque aqueles que se soltaram ao longo dos anos;
  • Não deixe ele utilizar sapatos gastos, e soltos nos pés. Utilize sempre sapatos antiderrapantes;
  • Tenha tapetes antiderrapantes;
  • Deixe o ambiente sempre iluminado.

4 – Cuida da agenda de medicamentos do idoso

Os cuidados com a saúde do idoso envolvem todos os medicamentos necessários prescritos pelo médico do idoso. Para facilitar, tenha uma agenda e anote os horários dos medicamentos que ele precisa naquele dia.

Deixe todos os remédios organizados em caixas especificas e em local seguro. Avise quando precisar sair quais os medicamentos que ele precisa tomar naquele período da sua ausência.

Se preferir deixe todas as anotações amostra, para não se perder. Com o tempo, isso ficará cada vez mais fácil.

Também anote os dias das consultas médicas do idoso. O ideal é agendar consultas periódicas para saber como anda a sua do idoso.

5 – Convívio social

A depressão está presente na vida de muitos idosos brasileiros. Eles sentem falta da rotina agitada que tinham antes, e do convívio com colegas de trabalho. Por esse motivo, estimule o idoso a ter um convívio social. Isso trará benefícios a saúde física e também mental.

Como fazer isso? Matricule o idoso em academias especializadas, aulas de dança, clubes para a terceira idade, entre outras atividades estimulantes. Eles precisam estar no meio de mais pessoas.

Convide amigos do seu idoso para que possam passar a tarde juntos, conversando e relembrando os velhos tempos. Ter amigos faz bem em qualquer idade.

Hoje, já existem escolas para idosos. É como uma creche, só que para idosos. Lá eles passam o dia na companhia de outros idosos, fazendo atividades manuais e conversando. Tudo na supervisão de cuidadores especializados.

6 – Convívio com familiares

Não podemos esquecer de deixar o idoso conviver com outras pessoas da família. O idoso sente falta de cuidar dos filhos, do marido, ou esposa. Assim, leve ele para visitar outros filhos, irmãos e sobrinhos.

Isso dará a ele alegria e a certeza de que é amado por todos.

Importante: Idosos que precisam de muitos cuidados, precisam de atenção e cuidados especiais.

Para que apenas um membro da família não fique sobrecarregado, é importante que toda a família se envolva nos cuidados com a saúde do idoso.

Se você mora com um idoso, reveze com outros familiares e tire umas férias. Os cuidadores precisam estar bem fisicamente e mentalmente para que cuidam de forma apropriada do idoso. Tire umas férias e vá a algum lugar que você gosta muito.

Se você não tem mais ninguém na família que pode ajudar, busque ajuda profissional. Contrate enfermeiras ou cuidadoras, elas são treinadas para cuidar da melhor maneira possível do idoso.

Lembre-se que eles são dá família. Eles cuidaram e deram a vida por todos. Nessa fase são eles que precisam de cuidado e de todo o carinho necessário.

Por isso, cuide do seu idoso da melhor maneira possível.

Lembre-se os cuidados com a saúde do idoso incluem: cuidados físicos, mentais e emocionais. Você não precisa ser especialista no assunto, só precisa ter muito amor e força de vontade para deixar o seu idoso bem cuidado e feliz.